Mises, Ouro e o Bitcoin

Como o Bitcoin é muitas vezes equiparado e apelidado como “ouro digital”, o famoso teórico econômico da escola austríaca Ludwig von Mises escolheria o Bitcoin ou o ouro se ele estivesse vivo hoje?

Bitcoin e a escola austríaca

Em um livro de 1951 intitulado “O livre mercado e seus inimigos”, o economista teórico da escola austríaca, Ludwig von Mises, argumenta contra os perigos da moeda fiat, pedindo um retorno ao padrão-ouro. “Um sistema de dinheiro fiat não pode continuar para sempre e deve um dia chegar ao fim”, afirma Von Mises. “A questão é como retornar ao padrão-ouro”.

Veja também: Invista em Mineração de Bitcoins com a HashFlare

Em um capítulo intitulado “O padrão de ouro: Sua importância e restauração”, seu argumento subjacente é que o ouro é apolítico e livre de controle centralizado (por exemplo, o Federal Reserve, Banco Central do Brasil).

Veja também: Quer comprar e vender Bitcoins? A Binance já está aceitando brasileiros!

“O padrão-ouro nas condições atuais é o único padrão que torna a determinação do poder de compra do dinheiro independente das idéias em mudança de partidos políticos, governos e grupos oposicionistas”, argumenta von Mises.

Curiosamente, este é também um dos principais atributos estruturais do Bitcoin, a primeira rede global, descentralizada, peer-to-peer, de transferência de valores. O bitcoin é usado para transferir o valor diretamente entre duas partes sem um intermediário. Este é o livre mercado na sua forma mais pura; Ao contrário do dinheiro digital (por exemplo, cartões de crédito), mas semelhante ao uso de dinheiro físico.

No entanto, essa oferta de dinheiro não é apenas manipulada facilmente, mas nosso sistema monetário atual é dominado pelo dólar digital. Na verdade, apenas cerca de 3% do dinheiro em circulação total existe como dinheiro físico. O pior é que esse número diminui a cada dia à medida que a oferta de dinheiro digital é inflacionada. A digitalização do dinheiro tem sido uma benção para os intermediários bancários, que não só cobram taxas de intercâmbio em transações diárias, mas também suas informações pessoais. Esta informação permite que estes intermediários bloqueiem sua conta bancária, levando-nos a questão de quem realmente está no controle de seu dinheiro.

Padrão Bitcoin

Um dos maiores problemas entre os defensores do padrão ouro é como e quem deve determinar seu preço. Deve ter uma taxa fixa ou flutuante? Ou deve ser deixado para o livre mercado determinar? Além disso, como esse preço pode adequadamente ser ajustado às condições econômicas sempre em mudança. Von Mises pergunta:

Como esse retorno deve ser efetuado – aceitando um preço do ouro de US $ 35 por onça? Ou determinando o preço da onça de ouro de acordo com as condições de mercado no momento da transição?

Não é surpresa que o renomado economista prefira a última opção. No entanto, é aqui onde Bitcoin detém a vantagem sobre ouro.

O preço do bitcoin é determinado em várias casas de câmbio online globais, em tempo real. Não existe uma autoridade central que estabeleça um preço à vista no ouro depois do qual o valor de mercado é liquidado entre os comerciantes durante o dia. A forma digital do Bitcoin garante que praticamente não há atraso na determinação do preço por bitcoin, e o que é mais interessante, é que essas casas de câmbio de criptomoedas online nunca fecham, operando 24/7. É simplesmente o melhor mecanismo de descoberta de preços em tempo real para uma commodity que está disponível hoje.

Talvez von Mises preferisse Bitcoin se ele estivesse vivo hoje quando afirma:

Sou a favor de moedas de ouro para que o indivíduo esteja envolvido, de modo que ele perceberá quando ocorrer a menor inflação que seja. O fato de que o individuo pode ver quando a situação mudar é um dos fatos mais importantes da Constituição contra a inflação.

Os argumentos dos defensores do padrão ouro tiveram maior peso antes do advento da internet e do comércio on-line. Isso ocorre porque na era digital de hoje, o dinheiro como tecnologia deve ser digital e sem fricção. Mesmo o ouro tornou-se obsoleto a este respeito, apesar de sua importância históricas.

Embora o ouro possa certamente ser usado para apoiar papel ou moeda digital hoje, sua natureza física limita sua utilidade na era digital. Ele ainda deve ser armazenado centralmente e, portanto, sujeito a taxas de armazenamento, manipulação e até confisco. O Bitcoin é mais seguro porque apenas o titular das chaves privadas tem o controle total dos fundos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.