Banda larga: como escolher o melhor serviço?

Escolher o melhor serviço de banda larga para sua casa ou sua empresa pode fazer toda a diferença na sua vida e nos seus negócios. Nada mais irritante do que precisar enviar um documento por email e isso levar alguns “bons” minutos. Isso deixa também o destinatário bem apreensivo.

Para evitar esse tipo de problema, é necessário estar sempre atento na hora de contratar o melhor serviço de internet. Uma dica para essa escolha é verificar o resultado da pesquisa sobre satisfação e percepção de qualidade da Banda Larga no Brasil da Anatel. Os dados são anunciados desde 2015.

Veja também: Invista em Mineração de Bitcoins com a HashFlare

banda larga

Veja também: Quer comprar e vender Bitcoins? A Binance já está aceitando brasileiros!

Com base na opinião de 140 mil pessoas, a Agência compara as notas de satisfação geral de cada prestadora em cada unidade da federação. Os resultados abrangem os serviços de telefonia móvel pré e pós-paga e telefonia fixa. Além da banda larga fixa e TV por assinatura.

Em 2017, as prestadoras avaliadas foram:

  • Claro
  • Oi
  • Tim
  • Vivo
  • Cabo Telecom
  • Porto Seguro
  • BrisaNet
  • Algar Telecom
  • Sercomtel
  • Nextel
  • Net
  • Sky
  • Nossa TV

Os resultados sobre a qualidade percebida estão disponíveis nos relatórios finais.

Qual a melhor internet para empresas?

Na hora de escolher o plano é importante ter em mente a natureza do negócio. Seja pela quantidade de arquivos enviados ou o número de pessoas online ao mesmo tempo.

Por conta disso é importante entender a variação das velocidades. Para pequenas empresas, um plano básico de 5mb permite realizar pequenas reuniões online, acessar a internet de maneira aceitável e enviar e receber emails.

No entanto, existem também as conexões com 50 até mais de 100 megas. Elas permitem diversas reuniões em grupo ou inúmeras chamadas por VoIP e upload de arquivos praticamente instantâneo.

A maioria das empresas e especialmente as menores conseguem trabalhar com uma velocidade que varia de 15 a 35 megas. A média no Brasil. Além de terem um ótimo custo-benefício, permitem que todas as funções sejam feitas de maneira eficaz.

Vamos ver a seguir os resultados sobre a qualidade percebida pela pesquisa Satisfação e Qualidade Percebida 2017 da Anatel.

Telefonia Móvel pós e pré-paga

banda largaNa telefonia móvel pós-paga, a maior satisfação do consumidor foi com a Porto Seguro no estado do Rio de Janeiro (8,33). A menor foi com a Oi em Minas Gerais (5,48).

Em relação à telefonia móvel pré-paga, a prestadora melhor avaliada foi a Vivo, em Alagoas (8,19). Já a pior foi a Oi no Ceará (6,23).

A pesquisa também aferiu que os usuários de telefonia móvel estão usando, cada vez mais, os serviços de dados 3G e 4G em seus celulares.

No pós-pago, 85,2% dos entrevistados em 2017 afirmaram usar o serviço, contra 67,4% em 2015. No pré-pago, a proporção de usuários da internet móvel subiu de 44,8% para 62,3% no mesmo período.

Banda Larga Fixa

De acordo com a pesquisa, em 2017, a satisfação geral dos consumidores com o serviço de banda larga fixa permaneceu estatisticamente estável, se comparada com o ano de 2016. Por outro lado, a percepção quanto aos indicadores de oferta e contratação e canais de atendimento apresentou melhora significativa.

Já o indicador de cobrança piorou no último ano. A Tim, no Rio de Janeiro, registrou a melhor nota de satisfação geral (7,71) e a Sky, no Maranhão, a pior (4,67).

Telefonia Fixa

Os resultados do serviço foram piores ou se mantiveram constantes com relação ao ano anterior. As prestadoras com as melhores notas são Sercomtel e Algar.

O grupo Claro/Net foi o que apresentou evolução significativa em mais indicadores, além de ser a prestadora de grande abrangência que mais conquistou primeiros lugares na satisfação geral.

A Sercomtel, no Paraná, obteve a maior nota (8), enquanto a Oi, na Bahia, ficou com a menor (5,65).

TV por assinatura

Em relação às prestadoras, a Nossa TV possui a maior nota de satisfação geral dentre todos os serviços e empresas pesquisadas. Ela também apresenta as melhores notas em todos os indicadores de qualidade percebida.

Quanto às prestadoras de maior abrangência, a Oi teve mais evoluções significativas em seus indicadores. Já a Net, mais declínios. A Claro obteve o maior número de primeiros lugares nos estados.

Na TV por assinatura, a empresa com clientes mais satisfeitos foi a Nossa TV, no Rio Grande do Sul (9,02). A com consumidores menos satisfeitos foi a Net, em São Paulo (6,32).

Fique atento à qualidade da sua banda larga

Será que o seu provedor fornece a qualidade mínima da velocidade da internet? A Anatel regulou a qualidade da velocidade da internet na Resolução nº 574, de 2011. Há uma tolerância imensa quanto à qualidade da prestação do serviço de banda larga.

banda larga

A resolução prevê que das 10h às 22h, a prestadora deve garantir ao usuário:

– Velocidade instantânea de, no mínimo, 40% da velocidade contratada;
– Em média mensal, a velocidade nesse horário não pode ser inferior a 80% da velocidade contratada.

A Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) possui um serviço que pode ajudar consumidores que se sentem lesados pelas operadoras de Internet banda larga fixa em relação à entrega da velocidade contratada. É o “velocímetro” da Internet, serviço gratuito de medição da velocidade da conexão à Internet.

O uso é simples. Basta acessar o site, preencher o cadastro e clicar no botão que inicia o teste. Ele compreende a latência (“ping”), que é o tempo que o computador leva para contatar o servidor remoto, a velocidade de download e a de upload.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.