Fake news podem fazer você perder dinheiro?

Você certamente já ouviu falar em fake news. O termo refere-se a notícias falsas, fabricadas. Isso vem se disseminando de forma estrondosa, ainda mais com as redes sociais. Embora estudos já tenham sido feitos sobre o assunto, sabemos que notícias irreais circulam mais rápido.

É como aquele provérbio, “notícia ruim corre depressa”. O que você precisa ficar atento é em como as fake news podem fazer você perder dinheiro.

Veja também: Invista em Mineração de Bitcoins com a HashFlare

Onde você lê as notícias: compra jornal, acessa portais de notícias ou acompanha nas redes sociais? É provável que a terceira opção seja uma das suas. O Facebook já vem se pronunciando há um tempo sobre o combate às fake news.

Veja também: Quer comprar e vender Bitcoins? A Binance já está aceitando brasileiros!

É por isso que existe a opção de denunciar tal conteúdo por sua falta de veracidade. A gigante ainda possui parceria com empresas terceiras para a checagem do fato.

Em janeiro de 2017, a rede social também iniciou o Projeto Facebook para Jornalismo. Entre as medidas desse projeto, que foca em desenvolvimento, treinamento e ferramentas, está justamente a integridade da informação.

fake news
No mundo de uma forma geral, e principalmente para quem lida com o mercado financeiro, é preciso ficar alerta a notícias falsas

Para evitar a propagação de notícias falsas, o Facebook pretende:

– Interromper os incentivos econômicos, motivação da maioria das notícias falsas.

– Reduzir as postagens e os anúncios no Feed de Notícias de páginas na internet de baixa qualidade.

– Apresentar atualizações de classificação para identificar e reduzir a distribuição de notícias falsas, títulos caça-clique e conteúdo sensacionalista, além de links de baixa qualidade no Feed de Notícias para que as pessoas vejam mais histórias informativas.

– Testar maneiras de tornar mais fácil para as pessoas denunciarem uma história falsa no Facebook e ajudar a combater as notícias falsas globalmente.

– Explorar um melhor posicionamento da marca dos veículos no Feed de Notícias, como foco para os próximos meses.

Como fake news podem fazer você perder dinheiro

Notícias falsas sobre instituições financeiras, sobre o mercado ou até mesmo de política são como as fake news podem fazer você perder dinheiro. Sair compartilhando informações e a falta de checagem só aumenta os boatos. Até que se prove o contrário, o estrago poderá ser feito.

Como estamos em ano eleitoral, no final de 2017 o Ministério da Defesa divulgou que o ministro da Defesa, Raul Jungmann, recebeu a presidente do Instituto Palavra Aberta, Patricia Blanco, para discutir a parceria entre o MD e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o monitoramento de boatos em redes sociais com potencial de influenciar as eleições. Já é comum que surjam notícias irreais sobre candidatos para influenciar as escolhas de voto no final.

Outra medida de combate às notícias falsas veio da Câmara dos Deputados. No início de março foi formada uma comissão do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, com o objetivo de analisar oito projetos de lei que tratam das notícias falsas. A partir de abril, a comissão, que tem seis integrantes do conselho, fará audiências públicas para debater o assunto.

Entre as oito propostas que serão analisadas, está o PL 6812/17, “que torna crime a divulgação ou compartilhamento de notícia falsa ou ‘prejudicialmente incompleta’ na internet. A pena prevista pelo texto é de detenção de 2 a 8 meses”.

Outro governo que está empenhado em combater esses boatos é a União Europeia. A Comissão Europeia formou em novembro de 2017 o High-Level Expert Group, que ficará responsável por desenvolver estratégias para atacar a propagação de notícias falsas e desinformação. O grupo juntará opiniões de cidadãos para formular medidas de oferecer um acesso reforçado a informações confiáveis na internet.

Conclusão: como escapar das fake news

Como as fake news pode afetar seus investimentosDiante de tantas medidas governamentais inclusive, para combater essas falsas informações, pode-se observar a proporção que elas tomaram e a capacidade de estragos que podem causar. No mercado financeiro não é diferente.

Um boato acerca de um governo, uma nova medida governamental, uma moeda ou até mesmo uma instituição financeira. Tudo isso pode causar um grande reboliço no mundo das finanças.

Para as fake news não fazerem você perder dinheiro como investidor, ou como agente econômico, tem algumas dicas que podem ser seguidas. O primeiro de tudo é não sair compartilhando uma informação de uma fonte não confiável, que por consequência você não tem certeza da veracidade.

Não que uma fonte de credibilidade esteja isenta de errar. Mas a chance de você encontrar uma notícia falsa em um veículo de mídia tradicional e, principalmente, uma notícia fabricada, será mínima. Portanto, tenha senso crítico para analisar se aquilo que você leu parece mesmo real.

Para que as notícias irreais não causem algum dano às suas finanças, busque checar os fatos antes de fazer seus investimentos. Também não acredite na primeira coisa que você lê sem ir à fonte oficial daquela informação. O importante é ter cautela, buscar manter-se informado e ter senso crítico tanto para as notícias quanto para suas aplicações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.